Brasilia: 61 3321 5900
Fale conosco

TERCEIRIZAÇÃO: NORMATIZAÇÃO –QUESTIONAMENTOS

Vantuil Abdala*
I – NORMATIZAÇÃO
Todos sofrem as conseqüências da total ausência de normatização no
campo dos serviços terceirizados: os trabalhadores, porque vítimas das
fraudes por parte de prestadoras de serviço inidôneas; as prestadoras de
serviços idôneas, pelas conseqüências à imagem negativa da sua atividade e,
ainda, pela concorrência predatória; as tomadoras de serviços de boa-fé, pela
indefinição e insegurança jurídicas; e, por fim, o próprio Estado, vítima não só
como tomador de serviços, mas, também, como arrecadador do que lhe é devido
por contribuições fiscais e previdenciárias. Some-se a isso a questão grave
relativa à saúde e à segurança na prestação de serviços terceirizados.
Não se trata mais de ser contra ou a favor da terceirização. Está-se diante
de uma realidade inexorável: a terceirização não vai acabar. Ninguém,
razoavelmente, imagina uma economia saudável no Brasil se a contratação de
empresas especializadas na execução de serviços determinados fosse
impossibilitada. Estamos, pois, diante da advertência de George Ripert: “quando
o direito ignora a realidade, a realidade se vinga, ignorando o direito”.
E, de fato, a realidade tem se vingado por essa anomia. Basta verificar
que, no Tribunal Superior do Trabalho (TST), existem 9259 processos em que
o trabalhador cobra do tomador de serviços os direitos que não conseguiu
receber da prestadora.
Se considerarmos que chegam à Corte Superior trabalhista menos de
dez por cento de todas as ações ajuizadas por empregados no país, podemos
ter uma idéia da dimensão da insegurança jurídica e da litigiosidade que tem
gerado a ausência de regulamentação desse tipo de contratação.

  • Ministro Decano; Ex-Presidente do Tribunal Superior do Trabalho; Presidente da Comissão de
    Jurisprudência e Precedentes Normativos; Professor do Instituto de Educação Superior de Brasília
    É necessário que se estabeleçam requisitos para a criação e o funcionamento de empresas de prestação de serviços a terceiros, a delimitação do objeto
    do contrato e a forma de fiscalização do cumprimento das obrigações trabalhistas e previdenciárias por parte destas.
    Precisam ser definidos a extensão e o grau da responsabilidade do
    tomador de serviços quanto ao direito dos empregados da empresa prestadora,
    quando ela não tem idoneidade econômico-financeira para suportar os
    respectivos encargos.
    As questões relativas às condições de segurança, higiene e salubridade
    no ambiente de trabalho merecem especial atenção, até por respeito à dignidade do trabalhador. Atento a esse princípio fundamental, e, ainda, ao princípio da
    isonomia, preocupa a situação em que o trabalhador terceirizado executa os mesmos serviços que o empregado da empresa tomadora, mas em condições inferiores.
    Igualmente, na área estatal, impõe-se a regulamentação desse tipo de
    contratação, cada vez mais utilizada e deturpada, até como fraude ao
    mandamento constitucional da admissão no serviço público mediante concurso.
    Não é demais considerar, ainda, a hipótese da utilização do contrato
    com empresa de prestação de serviços na área pública para interesses outros,
    nem sempre confessáveis, como o nepotismo, e até para sub-reptícia fonte de
    arrecadação de fundos de campanha eleitoral.
    Juntem-se a isso as questões atinentes a dano moral, discriminação,
    assédio sexual e pontificação da responsabilidade, tudo a justificar a urgente
    normatização do instituto.
    O Direito do Trabalho, nas palavras de Rafael Caldera, “não pode ser
    inimigo do progresso, porque é fonte e instrumento do progresso. Não pode
    ser inimigo da riqueza, porque sua aspiração é que ela alcance um número
    cada vez maior de pessoas. Não pode ser hostil aos avanços tecnológicos, pois
    eles são efeitos do trabalho. Sua grande responsabilidade atual é conciliar este
    veloz processo de invenções que, a cada instante, nos apresenta novas maravilhas com o destino próprio de seus resultados, que deve ser não o de enriquecer
    unicamente uma minoria de inventores, mas o de gerar empregos que possam
    atender aos demais e oferecer a todos a possibilidade de uma vida melhor”.
    Não se pode marchar indiferente na contramão da história. A
    normatização, como expressão do direito, deve se adequar aos novos fatos da
    vida social, sob o imperativo do resguardo da dignidade do trabalhador, é
    verdade, mas compatibilizando-se com o econômico legítimo, pois ambos
    deságuam no mesmo estuário do bem comum.
    II – QUESTIONAMENTOS
    À ausência de norma, contrapõe-se apenas a existência da Súmula nº
    331 desta Corte, de cuja elaboração participei em 1994. É isto mesmo, 1994! E
    tudo se passa e nada se faz, por quase três lustros, não tão lustrosos, nessa área.
    Atacado pelos dois francos, nem sempre francamente. É verdade, há
    aqueles bem intencionados que, por uma ideologia romântica, para não dizer
    quixotesca, defendem simplesmente a extinção dela, a terceirização.
    Outros têm uma posição não tão pura, pois motivada por espaço de poder
    e por interesse econômico.
    D’outra banda, há aqueles que preferem norma alguma, a facilitar fraudes
    e precarização de direitos, impunemente.
    Evidência disso são duas ações diretas de inconstitucionalidade contra a
    Súmula nº 331 em tramitação no Supremo Tribunal Federal.
    a) Constitucionalidade do item III da Súmula nº 331
    Uma das ações referidas ataca o reconhecimento da relação de emprego
    com o tomador de serviço quando existente a pessoalidade e a subordinação
    direta a este.
    Convém lembrar-se que, segundo nossa legislação, empregador é a
    empresa que contrata, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviços (CLT,
    art. 2º). E, por sua vez, empregado é aquele que presta serviços não eventuais
    a outrem, mediante salário e subordinação (CLT, art. 3º).
    Havendo a prestação de serviços naquelas circunstâncias por parte do
    obreiro à empresa, configurada está a relação de emprego, e, portanto, o contrato
    de trabalho (CLT, art. 442), que autoriza a incidência de toda a legislação laboral
    sobre essa relação.
    E, em virtude da imperatividade das normas trabalhistas, decorrente da
    sua natureza de ordem pública, aquela incidência se dará, ainda que não
    acordada expressamente, ainda que não pretendida pelas partes, pois que
    inderrogáveis e irrenunciáveis aquelas.
    Por isso é que o art. 9º da CLT decreta a nulidade de pleno direito dos
    “atos praticados com objetivo de desvirtuar, impedir ou fraudar a aplicação
    dos preceitos contidos na presente consolidação”.
    Por sua vez, a Constituição Federal estipula que a ordem econômica,
    fundada na valorização do trabalho humano, tem por fim assegurar a todos a
    existência digna, conforme os ditames da justiça social que têm como base o
    primado do trabalho e como objetivos o bem-estar e a justiça social (arts. 170
    e 193).
    Mas, também, porque o próprio art. 170 da Lei Maior dispõe que a ordem
    econômica se funda na livre iniciativa e assegura a todos o livre exercício de
    qualquer atividade econômica, especificamente no item III da Súmula em
    referência consagrou-se que não forma vínculo de emprego com o tomador a
    contratação de serviços especializados ligados à atividade-meio do tomador,
    desde que inexistentes a pessoalidade e a subordinação direta.
    Buscou-se, pois, admitir a subcontratação sem afrontar os arts. 2º e 3º
    da CLT, que definem a relação de emprego, nem seu art. 9º, que acoima de
    nulos os atos que objetivem impedir a aplicação da legislação laboral, bem
    como os preceitos da Carta Magna que evocam os objetivos de justiça social e
    da existência digna de todos.
    Mesmo porque, como ponderam Lyon-Caen e Maillard, o direito do
    trabalho não pode prescindir da conceituação de seus sujeitos – o empregado e
    o empregador – nem lhe é dado desvencilhar-se do objetivo de estabelecer um
    estatuto compatibilizado com a proteção da pessoa do obreiro.
    Assim, não é sempre e em qualquer circunstância que se tem como
    legítimo o contrato de prestação de serviços para serem desenvolvidos no âmbito
    da tomadora e sob as vistas dessa. Foi para se coibir a terceirização generalizada
    e fraudulenta que, em primeiro lugar, se referiu a serviços especializados.
    Significa isso que a prestadora de serviços tem que ser empresa especializada
    naquele tipo de serviço; que tenha capacitação e organização para a realização
    do serviço a que se propõe. Ou seja, não é uma empresa simplesmente de
    locação de mão-de-obra, mas sim, efetivamente, uma empresa especializada
    na execução de determinado serviço.
    Dessa maneira, não será lícito o contrato com uma empresa para a
    prestação de serviços de natureza diversa de seu objetivo social, do qual ela
    não tem nenhuma especialização. Faltaria, aí, a razão maior e primeira que
    legitima a subcontratação, qual seja, o incremento da qualidade, e a prestadora
    seria apenas mera intermediária de mão-de-obra. Serviço especializado exige,
    naturalmente, empresa especializada.
    Mas, além disso, estabeleceu-se que esses serviços devem estar ligados
    à atividade-meio do tomador, ou seja, serviços de apoio ou complementares
    aos de sua finalidade.
    É verdade que não há parâmetros bem definidos do que sejam atividadefim e atividade-meio e, muitas vezes, se estaria diante de uma zona cinzenta
    em que muito se aproximam uma da outra.
    Quando tal fato ocorrer, e a matéria for levada a juízo, caberá ao prudente
    arbítrio do juiz defini-la. E fa-lo-á, naturalmente, levando em conta as razões
    mais legítimas do instituto: a especialização; a concentração de esforços naquilo
    que é a vocação principal da empresa; a busca de maior eficiência na sua
    finalidade original; e não apenas a diminuição de custos.
    Embora assim seja, não deixa de ser útil a exemplificação de atividades
    que normalmente têm sido terceirizadas e aceitas como passíveis de tal,
    legitimamente: serviços de conservação e limpeza, serviços internos de
    segurança, preparo de alimentos para fornecimento aos empregados, auditoria,
    execução de serviços de contabilidade, assistência médica, assistência jurídica,
    manutenção de máquinas, de elevadores, de equipamento de informática, etc.,
    distribuição de grandes volumes de correspondência, treinamento, digitação,
    transporte, serviços de mensageiro, serviços de distribuição, propaganda,
    seleção de pessoal, creche…
    Cabe advertir que, em situações dúbias, a circunstância de a tomadora
    ter empregados permanentes exercendo as mesmas funções que os terceirizados
    é forte elemento de convicção para o juiz não admitir como legítima a
    subcontratação.
    Também, conforme o caso, terá pertinência o critério proposto por Henry
    Blaise, na revista Droit Social, n. 5, maio de 1990, que se funda na natureza da
    prestação fornecida. E exemplifica: lícita será a hipótese do caso do motorista
    colocado à disposição de empresa petrolífera, com o guindaste acoplado ao
    veículo que ele mesmo opera para remover sondas e equipamentos pesados
    em geral. Esse plus material, associado a uma formação técnica específica,
    justifica o fornecimento da mão-de-obra.
    Lembra-se, ainda, outro critério que consiste no modo da contraprestação
    devida à prestadora de serviços. Se aquela é estabelecida à base de “homemhora” que executa serviço na tomadora, é forte indício de ilegitimidade.
    Por outro lado, ainda que a prestação de serviços ocorra em atividademeio, é indispensável que não haja a pessoalidade e a subordinação jurídica
    entre o obreiro que presta serviços e a tomadora de serviços.
    Isso porque, quando se está realmente diante de um contrato de prestação
    de serviços, o que interessa ao tomador é pura e simplesmente o resultado do
    trabalho, e não quem, como e quando o executa.
    Mas se, ao contrário, o tomador de serviços exige que quem vai executar
    os trabalhos sejam sempre pessoas certas e determinadas, e comanda, e dirige,
    e fiscaliza a realização dos serviços, se descaracteriza o contrato de prestação
    de serviços, para emergir, claramente, o vínculo de emprego entre o obreiro e
    o tomador de serviços. É que aí, nessa relação, se verifica a presença de todos
    os elementos da definição de empregador e de empregado, e, portanto, a relação
    de emprego.
    Não há, pois, inconstitucionalidade alguma na Súmula sob este aspecto,
    a não ser que se revoguem os arts. 2º e 3º da CLT e se desconsiderem todos os
    princípios constitucionais da valorização do trabalho e da dignidade do
    trabalhador.
    b) Constitucionalidade da responsabilidade subsidiária de ente
    público
    A outra ação de inconstitucionalidade ataca a responsabilidade subsidiária
    do tomador de serviços, ente público.
    Esta Corte sempre entendeu haver a responsabilidade subsidiária do
    tomador de serviços quanto aos débitos trabalhistas não adimplidos pela
    empresa contratada para a prestação de serviços, quando essa, em virtude de
    sua inidoneidade financeira, não é capaz de satisfazer os direitos dos
    trabalhadores.
    E essa responsabilidade subsidiária existe igualmente para a Administração Pública, quando contrata a prestação de serviços, apesar do disposto no
    § 1º do art. 71 da Lei nº 8.666/93. Tanto assim é que veio a tornar-se explícito
    no item IV da Súmula nº 331 desta Corte que “o inadimplemento das obrigações trabalhistas, por parte do empregador, implica a responsabilidade
    subsidiária do tomador dos serviços quanto àquelas obrigações, inclusive quanto
    aos órgãos da administração direta, das autarquias, das fundações públicas,
    das empresas públicas e das sociedades de economia mista, desde que hajam
    participado da relação processual e constem também do título executivo judicial (art. 71 da Lei nº 8.666/93)”.
    A jurisprudência assim se cristalizou por diversas razões.
    A primeira delas é que a Lei nº 8.666/93 assegura à Administração Pública
    uma série de cautelas para se evitar a contratação de empresa inidônea e para
    se garantir quanto a descumprimento de obrigações por parte da empresa
    prestadora de serviços.
    Atente-se para os seguintes dispositivos da referida lei, verbis:
    “Art. 27. Para a habilitação nas licitações exigir-se-á dos interessados, exclusivamente, documentação relativa a:
    (…)
    III – qualificação econômico-financeira;
    (…)
    Art. 31. A documentação relativa à qualificação econômicofinanceira limitar-se-á a:
    I – balanço patrimonial e demonstrações contábeis do último
    exercício social, já exigíveis e apresentados na forma da lei, que
    comprovem a boa situação financeira da empresa, (…);
    (…)
    § 1º A exigência de indicadores limitar-se-á à demonstração da
    capacidade financeira do licitante com vistas aos compromissos que terá
    que assumir caso lhe seja adjudicado o contrato.
    § 2º A Administração, nas compras para entrega futura e na
    execução de obras e serviços, poderá estabelecer, no instrumento
    convocatório da licitação, a exigência de capital mínimo ou de patrimônio
    líquido mínimo, ou ainda as garantias previstas no § 1º do art. 56 desta
    Lei, como dado objetivo de comprovação da qualificação econômicofinanceira dos licitantes e para efeito de garantia ao adimplemento do
    contrato a ser ulteriormente celebrado.
    (…)
    § 4º Poderá ser exigida, ainda, a relação dos compromissos
    assumidos pelo licitante que importem diminuição da capacidade
    operativa ou absorção de disponibilidade financeira, calculada esta em
    função do patrimônio líquido atualizado e sua capacidade de rotação.
    § 5º A comprovação de boa situação financeira da empresa será
    feita de forma objetiva, através do cálculo de índices contábeis previstos
    no edital e devidamente justificados no processo administrativo que tenha
    dado início ao processo licitatório.”
    Além disso, está a Administração Pública autorizada a exigir a prestação
    de garantia nesse tipo de contratação por meio de caução em dinheiro ou mesmo
    de fiança bancária, tal como previsto no § 1º do art. 56 desta Lei.
    D O U T R I N A
    Ora, se a Administração Pública observa todas essas prescrições da lei,
    não correrá o risco de contratar uma empresa inidônea.
    Se, no entanto, assim não age, emerge clara a “culpa in eligendo da
    Administração Pública”.
    Mas há mais. O art. 58 deste mesmo diploma legal outorga à Administração Pública a prerrogativa de fiscalizar a execução do contrato, e o art. 67
    seguinte estabelece que a execução do contrato deverá ser acompanhada e
    fiscalizada por um representante da Administração.
    Então, pode e deve a Administração fiscalizar continuamente o
    cumprimento das obrigações trabalhistas por parte da contratada, por intermédio
    de exame de recibos de pagamento, comprovantes de recolhimentos de
    depósitos de FGTS, de obrigações fiscais, etc.
    Aqui, pontifica-se a culpa in vigilando da Administração Pública ao
    omitir-se nesta fiscalização. Isso tanto mais se agrava, quanto se considere o
    elevado número de ações trabalhistas contra empresas de prestação de serviços
    e de execuções frustradas, porque nem pagam espontaneamente nem são
    encontrados bens delas capazes de satisfazer o valor da condenação.
    Essas empresas, muitas vezes, se constituem e desaparecem como por
    milagre, sem deixar rastros. É que para a constituição de uma empresa de
    prestação de serviços basta a elaboração de um contrato social, muitas vezes
    tendo como sócios meros “testas-de-ferro”, sem nenhum bem material a compôla e com capital social irrisório.
    O sistema da terceirização de mão-de-obra, em sua pureza, é importante
    para a competitividade das empresas e para o próprio desenvolvimento do
    país. Exatamente para a subsistência deste sistema de terceirização é que é
    fundamental estabelecer a responsabilidade subsidiária do tomador de serviços quando a prestadora de serviços é inidônea economicamente. Naturalmente,
    estabelecendo-se a responsabilidade subsidiária do tomador de serviços, este
    se acautelará evitando a contratação de empresas que não têm condições de
    bem cumprir suas obrigações. Isso evitará a proliferação de empresas fantasmas ou que já se constituem mesmo visando ao lucro fácil e imediato à custa
    de direitos dos trabalhadores, geralmente indispensáveis a sua própria sobrevivência.
    Ademais, não se pode olvidar que a própria Constituição Federal
    estabelece o princípio da responsabilidade objetiva das pessoas de direito
    público em relação aos danos causados por seus agentes, verbis:
    D O U T R I N A
    Rev. TST, Brasília, vol. 74, no
    4, out/dez 2008 2

Leave a Reply